A otite pode apresentar muitos riscos para o seu cão

A otite é uma inflamação ou infecção no canal da orelha, muito comum nos cães. Algumas raças apresentam otite canina com mais frequência como Golden Retriver, Cocker Spaniel,

Dachshund, e Labrador, por possuírem orelhas maiores. Porém, é importante ressaltar que qualquer raça está sujeita ao aparecimento dessa complicação, nem só os cães com orelhas grandes e caídas podem ser acometidos. A otite afeta diferentes partes da região auricular. De acordo com o local específico prejudicado, pode-se dividir em otite externa, otite média e otite interna.

Muitos fatores podem causar ou contribuir para o desenvolvimento de otites em cães: parasitas (carrapatos, sarna de orelha), corpos estranhos (grama, medicação ressecada, cerume, pelos mortos), alergias (dermatite atópica, alergia alimentar), ambientais (calor e umidade) anatômicas (estenose de conduto ou orelhas abafadas) e doenças que alteram a renovação de pele (desordens de queratinização) são considerados como fatores que podem causar otites e levar ao crescimento de bactérias e fungos.

Dentre os principais sintomas da otite se destacam a coceira intensa, dor e choro ao coçar, cheiro forte no ouvido, excesso de cerúmen (cera), balançar demais a cabeça de um lado para outro, perda de audição, vermelhidão ou escurecimento na região do ouvido. Para prevenir a otite canina, mantenha a higiene das orelhas e ouvidos do seu pet em dia e faça visitas regulares ao médico veterinário. A higienização doméstica deve ser feita somente com algodão ou gaze secos, na parte externa da orelha, onde o seu dedo alcança. Nunca se deve usar cotonetes ou pinças com algodão e muito menos pingar produtos ou medicamentos sem orientação do médico veterinário. Outra medida importante é sempre enxugar as orelhas do cão quando forem molhadas, já que a umidade na região forma um ambiente extremamente propício para o surgimento do problema. Ao observar presença de dor, odor ou secreção abundante, a limpeza doméstica deve ser interrompida e o médico veterinário deve ser consultado. Nunca dê medicamentos por conta própria, a otite canina pode se complicar levando a quadros graves como rompimento do tímpano, alterações de equilíbrio ou até doenças neurológicas. O médico veterinário fará o diagnóstico preciso para evitar complicações futuras.

O tratamento da otite canina irá decorrer de acordo com a origem e nível de desenvolvimento da inflamação no ouvido do cão.

Otites que não são tratadas corretamente podem causar alterações irreversíveis no canal auditivo, sendo a mais importante delas o estreitamento do canal. Esse estreitamento dificulta que as medicações e as soluções para limpeza cheguem à área afetada e também não permitem que o cerume normal saia do canal. Mesmo se a orelha do seu animal parecer melhor (menos secreção, menos odor, sem desconforto), a doença pode não estar totalmente resolvida e suspender a terapia precocemente pode diminuir a chance de cura.

Por isso leve sempre seu amiguinho ao veterinário e realize corretamente o tratamento.

Seja bem-vindo a Pet School!

Somos apaixonados pela arte de “tosar” cães e muito mais ainda em dar aulas.

(13) 3395-1176 Whatsapp: (13) 99155-1790

Nossos cursos:

-Curso de banho e tosa nível 1

-Curso de banho e tosa nível 2

-Ofcinas de tosas em raças

-Oficina master de trimming em Goldens Retivers

-Oficina master de tosa asiáticas

-Oficina Cat Scissors

E muito mais….

Sitewww.petschool.net.br

Facebookhttps://www.facebook.com/cursodebanhoetosas/

Instagramwww.instagram.com/cursodebanhoetosa/

YouTubehttps://www.youtube.com/channel/UCocNxKp2KK8R1YDGRbLDmLA

#puppy #puppylovers #puppies #puppiesofinstagram #babiesandpuppies #cutenessoverload  #cuteness  #dog  #doglovers #dogs #labradorretriever #dalmation  #dog #dogstagram #animallovers #dogphotography #dogvideos #instadogs #instagood #cachorros #dog #cachorro #dogs #pet #dogsofinstagram #instadog #pets #puppy #cachorrosdobrasil #doglovers #c #doglover #love #amocachorro #instapet #tudodebom #perros #puppies #dogstagram #viralata #instagram #cachorrosfofos #cao #caopanheiro #cachorroetudodebom #cachorrosdoinstagram #animals #bhfyp #gatos #natal #animais #amor #cachorrofeliz #cute #caes #of #animal #cat #perro #patas #petshop #ilovemydog #filhote #lovedogs #cachorrinho #like #petstagram #amomeucachorro #maedecachorro #doglife #mascotas #meupet #instagood #perrosdeinstagram #animaisdeestima #gato #cachorrolindo #goldenretriever  #cursodebanhoetosa #obrigadadeus #cursodebanhoetosa #PetSchool #love #dog #boanoite #caes #helpgroomers #groomers #tosador #tosadora #amotosar  #groomers #poodles #praiagrande #vilatupi